Cidreira
Em 1767 a Coroa de Portugal doou a sesmaria de Cidreira para o Almoxarife-Mor Manuel Pereira Franco,composta pelas fazendas Cidreira, Rondinha, Roca Velha, Ponta do Mato e Porteira.Posteriormente, devido à sonegação de impostos, a Coroa confiscou as terras para serem leiloadas.
Em 1819 a Sesmaria de Cidreira foi comprada por Luiz José Ferreira Saraiva, legando ao filho Francisco Pereira Saraiva as terras do Norte: Roca Velha, Rondinha e Cidreira.
Somente após 1860 começaram a vir para Cidreira os primeiros veranistas, ficando em casas de palha, com chão de areia batida. Devido ao difícil acesso não havia moradores, o que passou a ocorrer somente após a construção do primeiro farol.
A partir de 1930 então começaram a surgir as primeiras casas de madeira, sendo construída também, em madeira, a Igreja Nossa Senhora da Saúde, surgindo, ainda , os Hotéis Atlântico (no local onde hoje é a Estação Rodoviária), Farroupilha (atualmente Edifício Alvorada),Castelo, Farol, Cidreira e outros. Em 1954 a CEEE instalou o primeiro gerador de energia elétrica, e na década de sessenta foi instalado o primeiro posto telefônico e o serviço de tratamento da água, pela Corsan.
No município existem oito lagoas costeiras,sendo as Lagoa Manuel Nunes,Lagoa da Fortaleza e Lagoa da Cidreira as que são utilizadas por turistas,veranistas ou moradores do município.
O município está distribuído pelos bairros de Salinas, Nazaré, Costa do Sol, Ildo Meneghetti,Parque dos Pinos e o distrito da Fortaleza(zona rural). (Fonte:site do município)