Osório
No final do século XVII, a faixa litorânea tornou-se conhecida pelos paulistas e lagunenses que vinham em busca de gado. Além disso era o modo de chegar ao ponto das invasões castelhanas. Este caminho ficou conhecido como Estrada da Laguna.
O Povoamento do território teve início quando alguns casais açorianos procedentes de Laguna se estabeleceram no sopé da Serra do Mar, próximo ao litoral, em terras pertencentes a Manuel Pereira Franco. Aos poucos, o casario foi-se adensando e assim nasceu o povoado então conhecido por Vila da Serra.
Foi elevado à categoria de vila em 16 de dezembro de 1857, com a denominação de Conceição do Arroio, se desmembrando de Santo Antonio da Patrulha. Com a emancipação levou consigo uma vasta área, de Palmares do Sul a Torres. Em 1934, sem consulta popular, Conceição do Arroio passa a chamar-se Osório, por ordem do Interventor Federal Flores da Cunha, como forma de homenagear Marechal Manoel Luiz Osório, patrono da Cavalaria Nacional, ali nascido.
Por ocasião do Recenseamento de 1950, o município compunha-se dos seguintes distritos: Osório, Cornélius, Emílio Meyer (Palmares do Sul), Itati, Maquiné, Marquês de Herval e Tramandaí. De 1921 a 1960, o município de Osório teve um grande papel na exploração das vias navegáveis de Osório a Torres,transformando-se em um meio de comunicação e transporte de Osório – Torres. (Fonte:site do município)